Urbanização do Dona Marta

MEIO AMBIENTE URBANO

ISAURA FRAGA:
“A comunidade do Dona Marta será transformada em bairro mostrando que meio ambiente é também cuidar dos seres humanos.”

No dia 30 de setembro foi assinado o contrato entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado e a construtora CR Almeida para a urbanização da comunidade do Dona Marta – que participou do concurso de licitação junto com outras construtoras. Na cerimônia estiveram presentes a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Isaura Fraga; o Presidente da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), Ícaro Moreno Júnior; o Gerente Regional da CR Almeida, Mauro Luis da Silva Matos - gerente regional da CR Almeida e a vice-presidente da Associação de Moradores do Santa Marta, Regina Rocha; entre outros convidados e moradores da comunidade.
O contrato prevê que a obra seja concluída em 16 meses, os investimentos giram em torno de R$ 17 milhões e beneficiará cerca de 10 mil pessoas, sendo 3 mil de população flutuante, segundo o presidente da Serla, Ícaro Moreno. Na antiga lavanderia, onde aconteceu a solenidade de assinatura do contrato, foram apresentados detalhes do empreendimento em power point e uma maquete da comunidade - mostrando todo o processo de urbanização - ficará em exposição para que a comunidade possa conhecer o projeto, assim como os painéis explicativos que mostram mapas, fotografias e perspectivas das melhorias urbanísticas e a planta das casas das famílias que serão reassentadas.
No projeto de urbanização está prevista a implantação da infraestrutura de saneamento básico;
um sistema de recolhimento e coleta de lixo; a construção de uma creche – que atenderá cerca de 100 crianças - e de um Centro de Atividades Culturais. Mas o destaque da obra é o transporte eletromecânico, um elevador em plano inclinado, que terá cinco estações e dois planos, um que irá até a metade do morro – onde o elevador terá capacidade para transportar 25 pessoas – e outro até o topo, com capacidade para 20 pessoas. As ruas de acesso às estações serão alargadas para que seja possível o acesso de carrinhos para a coleta de lixo e melhor acessibilidade dos moradores com material de construção e outros volumes que poderão ser transportados no elevador.
Cerca de 150 famílias serão reassentadas, seja porque estão hoje em área de risco ou próximas às vias de acesso às estações de elevador que serão alargadas. Nas áreas consideradas de risco serão feitas obras de contenção de encostas e canalização da água das chuvas, e algumas áreas desocupadas serão reflorestadas para evitar a erosão.
Tais medidas serão tomadas levando em conta o histórico da própria comunidade que sofreu com o deslizamento ocorrido em fevereiro de 1988. Na época, uma tela usada em uma obra de contenção de encosta rompeu-se sob o peso do lixo e da lama, acumulados durante uma semana de fortes chuvas. A enxurrada destruiu cerca de 30 barracos, deixando 300 desabrigados, 40 feridos e 6 mortos.
O engenheiro civil Mauro Luis da Silva Matos - gerente regional da CR Almeida - disse que no pico das obras estarão trabalhando cerca de 500 pessoas no empreendimento.
- A idéia é sempre estar utilizando pessoal local de acordo com a disponibilidade e capacitação técnica. – diz ele - Quando não encontramos, em alguns casos, fazemos a capacitação e, em outros, buscamos mão-de-obra externa, mas sempre damos preferência ao pessoal local
– completa.
Essa é a terceira obra do gênero que a construtora irá realizar. Para o engenheiro, a grande novidade e também o grande desafio é o plano inclinado - o morro tem inclinações em torno de 45 graus - que para ele irá agregar bastante valor à empresa.
A secretária de meio ambiente e desenvolvimento urbano, Isaura Fraga, espera que este projeto possa transformar a população, fazendo com que esta tenha orgulho de sua comunidade.
- A comunidade será transformada em um bairro – diz ela - estamos empenhados para tornar o projeto uma realidade – completa a secretária.
A vice-presidente da associação, Regina Rocha, que precisa subir 365 degraus para chegar em sua residência, reconheceu a complexidade da obra e pediu o apoio da comunidade para que a obra seja concluída com êxito.
- Já fizemos obras em nossas casas e sabemos como é a bagunça, peço a todos muita paciência
durante a urbanização da nossa comunidade – disse a vice-presidente.
Bem articulada Regina comentou que a comunidade tem participado de reuniões, todos os
sábados na associação de moradores, para tirar as dúvidas sobre a obra. E completou:
- Há 40 anos a comunidade pede a urbanização do Dona Marta. O mérito dessa conquista é
da comunidade e da Secretaria de Estado.
Após a assinatura do contrato a Secretária Isaura Fraga, Ícaro, Mauro (CR Almeida) e demais
convidados foram visitar a obra do Centro de Atividades Sociais, com quadra poliesportiva coberta, que já está em andamento e tem previsão de término em fevereiro de 2005. Nesta etapa da obra foi investido R$ 900 mil e é considerada por Isaura Fraga como o marco zero do início das obras de urbanização do Dona Marta.

Mais Informações: Linha Direta - Urbanização do Dona Marta: http://www.semadur.rj.gov.br ou http://www.governo. rj.gov.br

Matéria originalmente publicada no Jornal do Meio Ambiente - Edição: Outubro/2004.

Veja meu currículo