Reserva da Biosfera em BH

Semana da Árvore é comemorada com criação
de Reserva da Biosfera em BH


Uma cerimônia realizada no dia 22 de setembro, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, marcou as comemorações do Dia da Árvore. Nesta cerimônia foi entregue ao Estado de Minas Gerais o diploma de certificação concedido pela Unesco, reconhecendo a Serra do Espinhaço como Reserva Mundial da Biosfera, além disso foram assinados decretos de criação de mais três Unidades de Conservação e entregues os Diplomas de Mérito Florestal e diploma de reconhecimento de criação de 25 RPPN’s (Reservas Particulares de Patrimônio Natural), totalizando cerca de 12 mil hectares de áreas protegidas para as gerações futuras em todo o estado de Minas Gerais. Estiveram presentes na solenidade: Clésio Andrade, Vice-governador de Minas Gerais, Daniele Miterrand, da Fundação France-Libertés, José Carlos de Carvalho, Secretário de Estado de Meio Ambiente, Humberto Candeias Cavalcanti, presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF), entre outras autoridades do governo do Estado de Minas Gerais.
Os Diplomas de Mérito Florestal foram entregues às personalidades que contribuíram nas áreas tecnológicas, cientificas e empresariais para o desenvolvimento florestal de Minas Gerais, entre eles o engenheiro florestal Gilberto Malafaia de Oliveira, o professor da Universidade Federal de Viçosa, Vicente Paulo Soares, o diretor da Cenibra (Celulose Nipo-Brasileira), Fernando Henrique da Fonseca e o Diretor de Florestas do IBAMA, Antonio Carlos Hummel.
A Serra do Espinhaço tem cerca de 1.200 quilômetros de extensão, composto por cachoeiras, canyons e vales com rochedos escalvados, além de abrigar Campos Rupestres e Campos de Altitude. Na Serra do Cipó, que integra o Espinhaço, encontra-se o maior endemismo da flora e da fauna brasileira e, em conjunto com a Serra da Canastra, a Serra do Espinhaço é um importante sistema de drenagem de bacias como as do São Francisco, Jequitinhonha, Mucuri, Doce e muitos outros.
A criação da Reserva foi um trabalho conjunto entre A SEMAD (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), pelo IEF e pela ONG SAT (Sociedade Amigos do Tabuleiro), em parceria com IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), FEAM (Fundação Estadual de Meio Ambiente), IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), Fundação Biodiversitas, Instituto Arapoty, Civil Caminhos da Serra, Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, AssociaçãoCivil, PROTE-Rio, UFMG e PUC Minas.
O Secretário de Estado de Meio Ambiente elogiou a Srª Daniele Miterrand por sua contribuição ao articular junto à UNESCO para a diplomação da Serra do Espinhaço e criticou o desenvolvimento predatório que promove o uso predatório dos recursos naturais, que, na opinião dele é autofágico por razões econômicas.
- A degradação do meio ambiente e a miséria não são determinismos da história. Em Minas Gerais harmonizamos interesse econômico, sua importância para o desenvolvimento social, econômico, mas é fundamental que seja com inclusão social. Esse é o rumo de nossa política ambiental. – diz José Carlos de Carvalho.



Matéria originalmente publicada no Jornal do Meio Ambiente - Edição: Setembro/2005.

Veja meu currículo