Orla do Rio - Revitalização

Projeto revitalizará a orla do Rio


No início do segundo semestre serão inaugurados em frente ao Copacabana Palace dois dos 309 novos quiosques do projeto “Muito mais praia para você”, do Orla Rio. Com uma infra-estrutura de qualidade para os usuários da orla marítima do Rio de Janeiro, os quiosques foram equipados para suprir as necessidades do que estão em funcionamento atualmente, entre elas a ausência de banheiros e a falta de depósitos.
O projeto pretende colaborar com o processo de revitalização deste ecossistema carioca, inclusive incorporando novos serviços e aprimorando os atualmente prestados, para assim reintegrar o Rio de Janeiro no circuito dos mais importantes balneários turísticos do mundo.
Para o arquiteto responsável pelo projeto, Luis Fernando Índio da Costa, da Índio da Costa Arquitetura e Design, o projeto é extremamente abrangente.
- O quiosque é a parte da estrutura que aparece e o subsolo tem toda uma infra-estrutura para dar suporte ao quiosque e assim limpar visualmente a praia - diz ele.
Segundo João Marcello, vice-presidente da Orla Rio, a opção por passar toda a operação para o subsolo é para que o calçadão fique limpo sem vedar a visão do mar, inclusive a carga e descarga de mercadoria acontecerá de 0:00 as 6:00 da manhã para não obstruir o trânsito.
Índio da Costa explica que no subsolo tem um depósito e um monta carga que leva o material da parte inferior para a parte superior. O subsolo terá exaustão mecânica para renovar o ar e impedir o mau cheiro, além disso, será feita a coleta seletiva do lixo gerado no quiosque, evitando assim bagunça e desorganização na área externa do quiosque, já que o container só subirá para a calçada - por um monta carga especial - na hora em que o lixeiro passar para recolher.
Cada quiosque terá banheiros (masculinos e femininos) e alguns terão banheiro para deficientes físicos. Eles estarão equipados com armários para as pessoas guardarem suas roupas e uma ante-sala onde ficará um funcionário de plantão para manter o banheiro limpo e atender os clientes. Eles estão sendo equipados com cerâmica e aço inoxidável e sua rede de esgoto será ligada a CEDAE.
- Será uma coisa interessante, porque a pessoa pode vir de terno e gravata, entrar no banheiro do quiosque trocar de roupa, guardá-la num armário e ir aproveitar a praia – diz Índio da Costa.
Já o deck, que avançará em parte da areia, é feito de fibra de vidro, jateado de areia, reduzindo assim o impacto visual.
- Com a criação do deck as mesas e cadeiras passarão para trás do quiosque livrando o calçadão para o pedestre – diz o João Marcello – além disso, o quiosque é translúcido permitindo ver a praia através dele, ou seja, não obstruímos o que temos de mais bonito em nossa cidade – conclui.
O projeto prevê a revitalização das areias da praia no entorno dos novos quiosques a medida em que traz para a superfície areia branca e limpa de 4 metros de profundidade e devolve para o fundo a areia suja e escura que hoje está contaminada segundo estudos da UERJ. Além disso, será trazida de volta para a região a vegetação de origem de praia, acabando com as amendoeiras que hoje não são nativas, mostrando a preocupação ambiental da direção do projeto.
Do ponto de vista turístico, o arquiteto diz que o serviço tem que ser da melhor qualidade, já que os quiosques poderão ser postos avançados de atendimento ao turista, sem que isso seja seu objetivo principal. O atendente do quiosque poderá, por exemplo, falar outra língua, assim como ter informações turísticas e folhetos para distribuir para os clientes.
- Existe uma distinção entre turista e visitante. O turista é aquele que vem e passa pelo menos uma noite e o visitante só passa o dia na cidade. Essa estrutura do quiosque permitirá ao cidadão que mora em cidades próximas ao Rio de Janeiro e trabalha próximo à praia, aproveitar um pouco da orla – diz Índio da Costa.

Linha direta: www.orlario.com.br



Matéria originalmente publicada no Jornal do Meio Ambiente - Edição: Maio/2005.

Veja meu currículo