De Olho na Orla - Obras

Prefeitura do Rio retomou e coordena as obras da Orla Rio

O Jornal do Meio Ambiente conversou com o Secretário Municipal de Governo, João Pedro Figueira, responsável pela retomada do Projeto Muito Mais Praia Para Você, da Orla Rio, representando a Prefeitura. Ele coordena o projeto e é o secretário responsável pela ordem urbana (posturas municipais) na Orla, entre suas ações, João Pedro idealizou o manual da praia que dá dicas sobre posturas da Orla.


JMA: O Projeto Muito Mais Praia Para Você, da Orla Rio, prevê a instalação de 309 novos quiosques na Orla do Rio de Janeiro. Na sua opinião, quais os benefícios ambientais que um projeto como esse traz?
João Pedro:
Um ponto importante é que a vegetação da restinga será revitalizada, considerando o novo paisagismo elaborado para os quiosques. Outra vantagem é que o lixo será aproveitado e reciclado por uma empresa contratada - através de concorrência-, pela Orla Rio.

JMA: Esse projeto de revitalização da orla já havia sido pensado, mas só agora foi colocado em prática. O que o levou a retomar este projeto agora?
João Pedro: Somente agora, obteve-se um consenso com relação a uma questão judicial que era preliminar ao projeto.

JMA: Houve algum interferência ou adequação exigida no projeto dos novos quiosques? Quais?
João Pedro: Sim. O projeto anterior previa um quiosque muito maior, o que tomava muito espaço da areia e do calçadão. Então, nos reunimos com os quiosqueiros e a Orla Rio e conseguimos reduzir o tamanho do quiosque pela metade (9m²) . Também foi realizada uma pesquisa ouvindo 500 pessoas que freqüentam a Orla. O projeto foi pensado ouvindo todos os interessados.

JMA: Quais as características mais importantes deste projeto e que devem ser levadas a público?
João Pedro: O projeto inclui banheiros feminino e masculino que é uma reclamação recorrente da população, a liberação do calçadão para os banhistas caminharem e se exercitarem - já que as mesas e cadeiras ficarão nos decks atrás do quiosque -, depósitos subterrâneos para estoque dos alimentos e a carga e descarga que será feita de meia-noite às 6h para não atrapalhar mais o trânsito. Os quiosqueiros serão treinados com cursos de capacitação da Vigilância Sanitária, atendimento ao cliente, entre outros. Ou seja, vão se tornar microempresários. para atender bem o público. Além disso, exigi que os cardápios sejam elaborados para oferecer uma alimentação saudável. Também serão gerados 5 mil empregos diretos e indiretos.

JMA: Como será a fiscalização nos quiosques a partir de sua inauguração?
João Pedro: Conforme acordado com a concessionária Orla Rio que administra os 309 quiosques,
a responsabilidade de fiscalização será deles, mas a Prefeitura irá acompanhar o andamento dessas fiscalizações.

JMA: O Manual da Praia, projeto idealizado pelo senhor, é uma publicação direcionada a qual público?
João Pedro: O Manual da Praia é direcionado a toda população e tem como objetivo principal orientar sobre normas e regras para melhorar a qualidade de vida nas nossas praias. Um dos itens, por exemplo, é que o barraqueiro faça a limpeza permanente da areia da praia em volta da barraca.

Linha Direta: jpedrof@uninet.com.br
Ouvidoria da Prefeitura: (21) 2273-2816.
Para aquisição do Manual da Praia, gratuitamente: smg@pcrj.rj.gov.br


Matéria originalmente publicada no Jornal do Meio Ambiente - Edição: Julho/2005.

Veja meu currículo