Piscinão de São Gonçalo

Medida Compensatória beneficia
população de São Gonçalo


O Piscinão de São Gonçalo foi inaugurado no dia 07 de outubro com a presença da Governadora Rosinha Garotinho e da Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Isaura Fraga. O empreendimento faz parte de um programa de recuperação ambiental da Praia das Pedrinhas orçado em R$11.103.538,00 com recursos da Petrobras, como parte de uma Medida Compensatória.
O projeto, um parque aquático com uma área total de 100 mil metros quadrados, beneficiará cerca de 900 mil moradores da região. Com um espelho d’água de 9 mil metros quadrados, volume de 7,3 mil metros cúbicos e lago artificial com capacidade para acolher 9 mil banhistas, tudo isso dentro do Parque Ambiental da Praia das Pedrinhas, dispõe ainda de playground, ciclovia, praça com mesa de jogos, quadras de vôlei e futebol, espaço para eventos, sanitários públicos, oito quiosques, estacionamento para 162 vagas. O piscinão tem uma Estação de Tratamento de Água (ETA) construída e operada pela DT Engenharia, detentora da patente do sistema de floculação e flotação, utilizada para tratar a água bombeada da Baía de Guanabara
para o lago artificial.
O JMA conversou com o sócio, presidente e fundador da DT Engenharia, o engenheiro João Carlos Gomes de Oliveira sobre a parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro que resultou na implantação de dois piscinões, o de Ramos e o de São Gonçalo.

JMA: A DT Engenharia inovou quando desenvolveu a tecnologia FLOTFLUX que é 100% nacional e o mais importante, inédita mundialmente. Há repercussão em outros países?
João Carlos: O processo FLOTFLUX ® de tratamento foi patenteado pela DT ENGENHARIA
junto ao INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial para aplicação em escala nacional. A patente já foi estendida para outros paises da América Latina, para a Comunidade Européia e Estados Unidos paralelamente temos recebido consultas de representantes de outros países sobre a possibilidade de aplicação do sistema. A tecnologia foi desenvolvida para atender, inicialmente, núcleos populacionais com 300.000 habitantes originalmente para melhoria de rios e canais urbanos de diferentes portes. Exemplo desta flexibilidade é que em São Paulo a tecnologia está sendo aplicada no Córrego Pedra Azul, no Parque da Aclimação, que possui vazão de 50 l/s e no Rio Pinheiros, para tratar vazões de até 10.000 l/s. A aplicação da tecnologia de tratamento no Piscinão de Ramos e de São Gonçalo apresenta uma nuance adicional, já que a mesma tecnologia está sendo utilizada para tratar a água salgada e poluída captada na Baía da Guanabara para alimentar uma lagoa artificial construída na praia.

JMA: No Piscinão de São Gonçalo qual foi a área utilizada e qual foi o investimento feito?
João Carlos: A Estação de São Gonçalo tem capacidade para tratar 50 l/s, ocupa uma área de aproximadamente 300 m2, sendo que a área toda do Balneário da Praia das Pedrinhas ocupa aproximadamente 29.700 m2 e o investimento para implantação da Estação foi da ordem de R$ 2.000.000,00, na base econômica de julho de 2002.

Matéria originalmente publicada no Jornal do Meio Ambiente - Edição: Novembro/2004.

Veja meu currículo