Educação Ambiental - Cursos on-line

CREA e FEC firmam parceria para otimizar cursos on-line

O primeiro curso oferecido através dessa parceria é “Como fazer educação ambiental”, baseado no livro de mesmo nome, de autoria de Vilmar Berna.

No início de setembro foi assinada na sede do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), uma parceria entre o CREA-RJ e a Fundação Euclides da Cunha (FEC) para a realização de cursos on-line certificados pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Durante a cerimônia para a assinatura da parceria estiveram presentes o coordenador do curso, Profº Flávio Lemos, o presidente da FEC, Luiz Valter e o presidente do CREA-RJ, Reynaldo Barros, além de vários profissionais do Conselho Regional.
A parceria com o CREA-RJ, segundo o coordenador do curso, surgiu porque o CREA-RJ já vinha sinalizando, em outras ações, sua preocupação com a questãoambiental e o presidente do Conselho Regional, Reynaldo Barros, ao conhecer o curso, interessou-se em levar essas informações aos profissionais do CREA-RJ para que eles incorporem esses conceitos e esse compromisso do Conselho de trabalhar, principalmente, a ecologia urbana.
- Levar a estrutura do curso para 31 inspetorias do CREA-RJ ficaria caro, além disso seria difícil conciliar dia e horário para que os profissionais participassem do curso – diz o Profº Flávio Lemos - a proposta do curso on-line veio para sanar esses problemas – completa ele.
Esse curso é a primeira parceria entre as duas instituições através do programa PROGREDIR- programa voltado para aperfeiçoamento dos profissionais do CREA-RJ - para otimizar os cursos
on-line.
Para Reynaldo Barros, a importância dessa interação entre o CREA e a UFF, uma instituição de ensino de excelência, fortalece esses processos de levar educação ambiental a todas as esferas. Para ele, são duas grandes instituições que estarão unidas para fortalecer o ensino à distância. Esse programa possibilitará levar a educação continuada aos mais de 100 mil profissionais do CREA.
- Estamos começando por uma área em que o CREA se notabilizou, hoje várias instituições, governos e empresas requerem ao CREA apoio para estudar e elaborar relatórios a respeito de determinadas questões ambientais, que subsidiem as ações de determinados agravos ao meio ambiente. Esse tipo de iniciativa une as diversas inteligências para beneficiar a sociedade e valorizar o exercício profissional – diz o presidente do CREA-RJ.
Ele falou sobre a ouvidoria ambiental do Conselho Regional, inaugurada há um mês, que surgiupara dar oportunidade à população de denunciar questões, já que no poder público não se encontra atendimento adequado.
- O Conselho Regional está na vanguarda, mobilizando as instituições para que elas avancem
na direção da preservação ambiental. Algumas denúncias sobre retirada irregular de areia, entre outras, têm sido checadas em parceria com órgãos competentes como SERLA, FEEMA e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – diz Reynaldo Barros.
Segundo o Profº Flávio Lemos, a escolha do livro “Como fazer educação ambiental”, de
autoria de Vilmar Berna, como base para o primeiro curso se deu porque este tem uma proposta política-ideológica que vai ao encontro da proposta do curso que foca as pessoas que querem ensinar meio ambiente e precisam dar os primeiros passos.
- É um curso básico e introdutório, focado nos professores da rede pública e privada, assim como líderes comunitários, até porque o nosso conceito de professor não é o conceito formal, é a pessoa que deseja ensinar – diz o coordenador.
O curso que tem duração de 7 semanas, é totalmente on-line e pretende atingir todas as comunidades de língua portuguesa.

Mais informações sobre o curso:http://www.jornaldomeioambiente.com.br/JMAcursouff.asp

Matéria originalmente publicada no Jornal do Meio Ambiente - Edição: Setembro/2005.

Veja meu currículo