Orla Rio - Benefícios

Orla Rio: Projeto prevê benefícios para o meio ambiente

Os novos quiosques da orla, que para uns tem um visual hi-tech, são resultados de pioneirismo atrelado a anos de experiência e investimento, que começou na Praia da Barra da Tijuca há quatro décadas, com a instalação de uma carrocinha - a Jonn's, referência nas praias do Rio, por mais de 20 anos – que servia cachorro quente, sanduíches de sabores diversos e o achocolatado Sustincau.

Os anos se passaram, a demanda aumentou e as estruturas dos quiosques que substituíram as carrocinhas e dos trailers na década de 90, mostraram-se precárias e agora serão substituídos.

Para João Marcello, vice-presidente do Projeto Muito Mais Praia Para Você, os novos quiosques deixarão o calçadão limpo.

- A estrutura que estamos montando no subsolo requer muito mais investimento, mas é mais viável, porque ganhamos na paisagem da praia que ficará mais limpa – diz ele - Estamos gerando local com total assepsia, que foi aprovada pela inspeção sanitária – completa o vice-presidente do projeto.

Entre os benefícios ambientais está a movimentação da areia da praia, que tara para cima a areia limpa e levando para debaixo do solo a areia poluída, que segundo João Marcello será limpa com o tempo. O resultado dessa movimentação no canteiro de obras de um dos quiosques de Copacabana que será inaugurado em julho é visível: montes de areias reviradas em que estão lado a lado a areia escura pela poluição e a areia clara que estava debaixo do solo.

- A iniciativa é nossa. Essa movimentação da areia, junto com a recuperação paisagística desta região, trará benefícios para a orla de Copacabana – diz João Marcello.

Além disso, para diminuir a quantidade de pessoas que urinam na água e na areia, serão instalados 93 banheiros em Copacabana - 31 masculinos, 31 femininos e 31 para deficientes e familiares - ligados à rede de esgoto da CEDAE.

Outra iniciativa do projeto é recolher o óleo queimado, utilizado pelos quiosqueiros, e transformá-lo em material de limpeza para os quiosques. A coleta deste material será feita por um caminhão da Orla Rio que está em processo de legalização junto à Feema.

Quanto aos produtos que serão comercializados, João Marcello pretende que cada quiosque tenha uma especialidade, trazendo franquias conhecidas para a orla marítima, como Habbib’s, Mc Donalds, entre outras. Para isso vão estudar o público de cada trecho da praia, para colocar a especialidade adequada.

- Terá produto para classe C e D e para classe A, até porque a praia tem tribos – diz ele.

Quanto à alimentação, o projeto prevê uma fiscalização permanente nos quiosques, de segunda a sexta, para verificar se estão usando uniformizados e a condição do estoque de alimentos.



Matéria originalmente publicada no Jornal do Meio Ambiente - Edição: Junho/2005.

Veja meu currículo